Friday, October 13, 2023

AEÖN: POVOS E CRIATURAS

As primeiras criaturas cientes de Avalon foram balrogs degenerados (dois tipos: balrogs de fogo que se fixaram na Terra Média no oeste de Avalon, e balrogs da terra que se estabeleceram no leste da ilha, e que evoluiram a algumas formas más em Caverna do Dragão) e mayars, incluindo degenerados e hipnágógicos. A Princesa Menina de Fantasia, Aslan (Crônicas de Nárnia), Papai Noel (Nárnia) e as Esfinges do Oráculo do Sul são mayars clássicos e hipnagógicos, respectivamente. O Nada da História Sem Fim, a Feiticeira Jadis (Narnia), Feiticeira Branca (Nárnia), Feiticeira Verde (Nárnia). o Lobo Demônio de Fantasia e o Demônio das Sombras da Caverna do Dragão são mayars degenerados.


Já neste período, Estë já fazia surgir do Kad Aeon criaturas viventes incenscientes, inicialmente dois grupos: lobos de Morgoth e os dragões.

Por outro lado, Manwë criou os Ents, os unicórnios e águias antes mesmos do acordar dos elfos, sendo que os ents foram as primeiras criaturas cencientes de Arda (Avalon), pois as águias eram formas avantajadas dos animais não censcientes. Ungoliath era uma criatura primordial, não Ardiana, de origem desconhecida.

Nesta era, Avalon já tinha mayars, lobos, dragões, Ents, unicórnios e águias gigantes, até o surgimento dos elfos.

SURGIMENTO DOS ELFOS


No depertar dos elfos, na Baía de Cuivenen (provável atual baía Belfalas), foi pouco depois que ents já andavam pelo mundo. Muito pouco depois do despertar, as atitudes de Melkor fizeram surgir, em algumas tribos isoladas dos elfos primordiais, os primeiros orcs tolkianos, que diferem dos futuros orcs dugeonianos, que são evolução antropomorfa de Artyodactyla.

Um século depois do despertar dos elfos, foi a vez dos anões, com 7 pais-anãos, cada um acordou em um local diferente, e constituindo seu próprio clã. Seis não são conhecidos na obra de Tolkien, mas é sabido que um deles fundou Helix, na borda do deserto (Caverna do Dragão); outro, as minas de Torabor; e o terceiro, as pequenas tribos do Pântanos das Lágrimas. Dos últimos três, realmente nada se sabe.

Desde cedo os elfos organizaram clãs. Os três clãs elficos que chegaram a Valinor foram os Vanyar, os Noldor (amigos de Aule, mais fáceis de manipulação) e os Teleri, em ordem de chegada. Os dois primeiros grupos se mantiveram fortemente coesos, enquanto os Teleri deram origem a diversas ramificações da raça, além, em eras futuras, a muitas formas pós-elficas. Entre as linhagens élficas que permaneceram na Terra Média, vale citar os Sindar (falantes de sindarin), ou elfos cinzentos, sediados em Doriath; e os Nandor, uma linhagem altamente primordial, formada por grupos nômades tais como os elfos verdes e os elfos silvestres. Numa data não disponível, os Sindar entraram em contato com os anãos, antes do regresso dos Noldor.

Com o despertar dos homens, no primeiro nascer do Sol, surgem os Anos do Sol, divididos em eras. Hildorien, no extremo leste da antiga Terra Média, foi onde isso aconteceu. Diante do assédio de Melkon, os homens que escaparam foram os antecedentes dos Edain, que é uma palavra élfica.

No sul da Terra Média, desde meados da 3ª era, os elfos se concentraram em várias cidades nas florestas do noroeste, ao passo que os anãos construíram importantes cidades ao sul destas mesmas.

HOMENS


Já os homens forma o grupo que mais de diversificou e se expandiram bastante para o sul.

A primeira linhagem de humanos se divergiu dos demais remonta da 1ª era, podendo ter sido a primeira linhagem iluvatarina que se isolou geneticamente na Terra Média, antes mesmo de alguma linhagem élfica o fazer: as sereias. Acredita-se um grupo primitivo de humanos se isolou na Terra do Nunca na primeira era, e evoluiu uma forma de vida sub marítmo no primeiro momento, e uma evolução cetacióide num segundo momento. Atualmente elas só ocorrem nesta região, com alguns raríssimos registros ao sul.

Os Hobbits, segunda linhagem humana divergente, permaneceu fortemente sediada em Eriador, mas uma linhagem se isolou a milhares de kms Avalon afora, dando origem a duas etnias distintas: Oompa-Loompas no extremo sul, e aos 4 povos anões de Oz. Os que ficaram em Eriador se dividiram em três linhagens, os Cascalvas, os Grados e os Pés Peludos.

Uma terceira linhagem chamada papunia, se diversificou em grupos de alta variação fenotípica, em três grupos: Rastafars, população de pele negra, que se fixaram em uma terra isolada no extremo sudeste; os Shangris, de pele amarela e olhos orientais, que fundaram um pequeno reino no extremo norte, Shangri-lá; e os Muiscas, de pele rubra e olhos orientais, ótimos artífices de ouro, que fundaram El Dorado, também no sudeste. Uma pequena tribo de muiscas desceu as montanhas e se deslocou à costa, dando origem aos indígenas da Terra do Nunca, sendo a 2ª leva de humanos a rumar para a região.

A 4ª linhagem, chama keroplatus, foi rumo a norte, e se dividiu em três grupos de pele branca: os Cimérios, no extremo noroeste; os Hiperbóreos, no extremo norte; e os gigantes de Terabítia, um grupo bastante isolado exclusivo do extremo sul, e que nada têm haver com os gigantes de Ettin, na região norte de Narnia.

A 5ª linhagem, os spartatias, de pele branca, gerou as tribos cocanianas, fixadas na Terra da Cocanha, no extremo sudoeste.

A sexta linhagem, comunatas, homens de feição ladina ou atlanto-mediterrâneas, foram os mais bem sucedidos. Além de compor minorias em quase todas as áreas dominadas pelas 4 linhagens citadas acima, fundaram muitas cidades e reinos: Shadrow, Zinn, Varania, Mindrel, Archibs, San Ricardo, Tão Tão Distante, Nárnia, Arquelândia, Calormânia, Telmar, Duloc e Rahmudia, além de populações nômades na Terra de Marie Byrd. É um grupo bastante homogênero, embora os habitantes da Calormania são um povo mais amorenado e diferente dos narnianos.

A 7ª linhagem, os ettinians, incluem apenas os Ettinianos, habitam as charnecas de Ettin, e são gigantes, com mais de 6m de altura, sendo os homens mais altos que existem.

Cabe destacar que magos, mágicos e piratas não são linhagens, mas estilos de vida de homens. Nazgul são homens degenerados e amaldiçoados. Quando um mago ou uma maga usa seus conhecimentos para objetivos tóxicos, ele se torma um bruxo ou bruxa - nesse caso, uma bruxa iluvatariana.

Algumas regiões, como a Terra do Cimento, Costa do Esqueleto e Terra de Marie Byrd não abrigam oficialmente grupos sedentários iluvatarianos, sendo quase que exclusivamente habitados por formas não iluvatarianas e seres errantes.

CRIATURAS DE ESTË


Os hadzz são formas cientes evoluídas de animais, levados a vida por Estë, conhecedor de todos. Os mais antigos são os lobos de Morgoth e Smaug. Milênios depois surgiram os orcs dugeonianos na região da atual floresta da Lua (evoluídos de Artyodactyla). Nesta região, de Ëste por meio do mayar Aslan, também surgiu grupos de lobos (como o Lobo Mal de Shrek), burros (o Burro Falante de Shrek e o Burro Manhoso de Narnia), porcos (os três Porquinhos), sapos (os sapos de Tão Tão Distante), gatos (como o Gato de Botas), leões (Oz), castores (Nárnia), cavalos (o Cavalo de Calormania), ratos (Narnia) e primatas (simios voadores da Caverna do Dragão e de Oz, e o Macaco Manhoso de Narnia).


Os mimi são espíritos naturais cientes, também surgidos por meio de Estë. Os mais antigos conhecidos são os Ents e as Entesposas, mas incluem as fadas-dragão, ogros, lobos, dríades de plantas venenosas e de árvores más (Ents), vulpinos, macacos malígnos, bruxas, íncubos, erínias, espectros, sátiros de má fama, lobisomens, os trolls, faunos (Narnia), minotauros (Narnia), gnomos, duendes e os anões de uma perna só das ilhas ao redor de Nárnia, estes não relatados aos anões iluvatarianos. Uma apomorfia sobre as fadas é que elas dão origem a todas as bruxas não iluvatarianas (não mayars), mas a nenhum bruxo. Exemplos de bruxas derivadas de fada são as bruxas que servem a Rulpelstiltskin em Shrek e as duas bruxas dos extremos de Oz.


Os qouous são formas animadas de objetos humanos, como brinquedos. A literatura aponta 106 seres surgidos desta forma, entre os quais o Pinóquio (Shrek), o Brejeiro (Narnia), o Homem de Lata e o Espantalho (Oz)


À parte das criaturas cientes, tem-se as criaturas sagradas, como as águias de Gandalf, os unicórnios (apenas em forma selvagem no Vale dos Unicórnios e domesticados em Nárnia) e os dragões. Os Ents hoje se limitam à Terra Média, Terras Sombrias a oste de Nárnia, e à Floresta das Árvores Sabem Tudo, no sudeste da ilha.


FANTASTIC CREATURES BY SAGA


SENHOR DOS ANÉIS ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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ATLANTIDA ‣ Atlântida, por ser a capital de Aeon e receber muitas pessoas, tem uma população mista e bastante heterogênea.


FANTASIA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


ELEMENTOS E CENAS DA HISTÓRIA SEM FIM


Durante sua jornada pelo reino da Fantasia, Bastian encontra várias criaturas mágicas, algumas amigáveis e outras nem tanto. Algumas das criaturas que ele encontra incluem:

FANTASIA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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NARNIA ‣ Aslan é o mayar primordial de Narnia. Outros mayars de menor poder são as feiticeiras Branca, Verde e Jadis, estas devotadas ao mal, e Papai Noel, devotado ao bem. Narnia é o ponto de irradiação dos hadzz, com 34 linhas de cienciação, especialmente castores, cavalos, ursos, macacos, burros e ratos. Narnia também é lar de mimis como faunos, ogros, lobos, minotauros perversos, dríades de plantas venenosas e de árvores más (ents), vulpinos, anões e macacos malígnos, bruxas, íncubos, erínias, espectros, sátiros de má fama e lobisomens.


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OZ ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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HYPERBOREA ‣ os povos da Hyperborea são homens da linhagem keroplatus, da linhagem K'san,que falam 5 línguas parcialmente inteligíveis, totalizando 8765 habitantes. A literatura não relata criaturas especiais em Hyperborea. São relatados aos cimérios da Hyborea e aos extremamente disjuntos gigantes de Terabítia.


TRIBO HYPERBOREAS

TERRA DE MARIE BYRD ‣ Terras de tribos humanas da linhagem dos comunatas, retratada no episódio 23 de Caverna do Dragão (A Odisséia do 12º Talismã).


TRIBOS NÔMADES DA TERRA DE MARIE BYRD

TERRA DO CIMENTO ‣ local sem população originária, apenas criaturas errantes.



COSTA DO ESQUELETO ‣ nenhum povo autóctone mora na Costa do Esqueleto, apenas criaturas errantes.



SHANGRI-LA ‣ os shangris somam 4785 pessoas e são descendentes da linhagem Papunia de homens, a primeira a divergir após os Hobbits.


PERSONS IN SHANGRI-LAH

EL DORADO ‣ o povo de El Dorado são os muisca, da 3ª linhagem a divergir da raça dos homens, e próximos aos Rastafar e os Shangris. Somam 5587 pessoas.


MUISCA PEOPLE IN ELDORADO KINGDOM

OOMPALANDIA ‣ pequenos seres descendentes de hobbits. 3905 habitantes.


OOMPA LOOMPAS NA FANTÁSTICA FÁBROCA DE CHOCOLATE

TERABITIA ‣ apenas um povo é autóctone da Terabitia: os gigantes da Terabítia, uma das três linhagens dentro da linhagem keroplatus, a primeira a divergir após os Papunia, e não relacionados aos gigantes de Ettin. Somam apenas 70 indivíduos.


GIGANTES DE TERABÍTIA

COCANHA ‣ região habitada pelos cocanianos, da linhagem spartatias dos homens, com uma população de 2587 habitantes.


Jogos Infantis (1560) de Pieter Bruegel (W)

TERRA DO NUNCA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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HORGWARTS ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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TÃO TÃO DISTANTE ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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DULOC ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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CIMERIA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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BRIGADOON ‣ na Harpyade, Brigadoon é uma cidade de população mista a mais de 800m de latitude, com povos de diversas origens, e maior centro das montanhas do sudeste, com 78987 habitantes. A área de influencia de Brigadoon abriga 84567 habitantes.


VISTA AÉREA DE BRIGADOON

RASTAFAR ‣ povos de descendência africana. 10896 habitantes, divididos em 108 tribos e falando 34 idiomas em 3 famílias.


TRIBO WAI'TXU'TXU DO SUDESTE DE RASTAFAR

SAN RICARDO ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!


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CALIFADO ABASSIDA ‣ nos arredores de Atlântida, habitado por atlanto-mediterrâneos.


CAVERNA DO DRAGÃO ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!

1 - A Noite sem Amanhã - canions do eco, dragões voadores marrons, Merlin, castelo de Merlin, cidade de anões, lebre branca.


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2 - O Olho do Observador - escorpião gigante, hydrodragão azul, caramujos humanóides gigantes, hifal e Vale de Sandrake, Vale do Observador, gentiana azul, Vila de Sandrake, Observador.


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3 - O Salão dos Ossos - lagarto marrom, morcegos símios, luloeiro, vilarejo com humanos (U'ULK) e protoformas, Lokde Rainha das Aranhas, Salão dos Ossos.


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4 - O Vale dos Unicórnios - unicornos, espinhel de Khellekh, Khellekh, Vale dos Unicórnios, lobos gigantes.


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5 - Em Busca do Mestre dos Magos - ents, fadas, quimeras do canion, boolywoogs, caramujo gigante, Warduke, greveler, zumbis, kraken roxo, tartaruga gigante espinhenta.


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6 - A Bela e a Fera do Pântano - campo de lava, cipolau de Nassau, toten Nassau, deserto arenoso, feras-spao do submundo, Kauamung, serpente do pantano, escravos anões.


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7 - A Prisão sem Muros - Lukian, população de gnomos, criaturas dos pantanos, totens de cimento.


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8 - O Servo do Mal - Prisão da Agonia, população polimorfica, cabeçoilas, bullywoogs, homens lagartos.

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9 - A Procura do Esqueleto Guerreiro - Dekion, Torre Celestial, Circulo do Poder.


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10 - O Jardim de Zinn - galinha arqueptera, floresta cogumelos, dragão marrom, Sir Louis, Basilisco minhoca, população antropomorfica.


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11 - A Caixa - caixa magica, Zandora, bullywoogs, Montanha da Caveira, caverno invertido.


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12 - As Crianças Perdidas - povo crianças perdidas, Alford, orcs, dementadores, Floresta das Crianças Perdidas.


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13 - As Mágicas Desastrosas de Presto - papagaio, estegossauro, fera do lodo, orcs, dragão dourado, vilarejo Annilian de formas bizarras, castelo do gigante, Willy fera do Lodo.


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14 - O Sonho - bullywoogs, dragão marrom de 5 cabeças, labirinto das trevas.


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15 - O Tesouro de Tardos - dragão verde aquatico, floresta magnifica, Terra do Pó, Demo dragão, Rio Alicórnio.


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16 - A Cidade à Margem da Meia-Noite (cidade Kia'an a) - oasis maldito, esqueletos negros em Kia'an a; reino de Rahmud.


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17 - O Traidor - Floresta da Lua, ursinhos amigos, Castelo 33.


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18 - O Dia do Mestre dos Magos - vespas gigantes, Grimoir de ouro, urso-fera, Refúgio das sombras.


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19 - A Última Ilusão - Pântano das Trevas, Castelo da Torre Perdida depois do vale, aldeia humana, kraken cinzento.


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20 - O Cemitério dos Dragões - geleira do gigante Aloposo, Cemitério dos Dragões.


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21 - O Filho do Astrólogo - Kosar, morcegos de ataque, Torade, Rainha Silith, galinhas gigantes da campina.


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22 - O Portal do Amanhecer - ruínas do mensageiro, Basilisco gigante, salamandras de lava.


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23 - A Odisséia do 12º Talismã - camelos de fogo, Korloc, tribos humanas (Terra de Marie Byrd).


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24 - A Cidadela da Sombra - Karina, orcs, Montanhas do Jamais.


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25 - Apagando-se o Tempo - dragão azul de chifre amarelo, Cristal de Cronos.

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26 - A Caverna das Fadas Dragões - fadas dragão, formigas gigantes, Rei Varão, Caverna do Canto do Mundo.

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27 - A Névoa da Escuridão - Shadrow, Mindrel, Pikween, Rinocerontes gigantes.

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